Uma preocupação comum a varejistas de todos os portes é como aumentar seu lucro. Para alcançar esse objetivo, várias técnicas são empregadas: pesquisas de mercado, estratégias de marketing, táticas para aumentar as vendas. No entanto, existe uma forma de aumentar seu lucro que acaba por potencializar todas as outras estratégias: aumentar sua margem de lucro.
Não é tão complicado quanto parece. A chave para alcançar margens de lucro mais altas reside em uma prática direta e descomplicada: comprar de maneira mais eficiente.
Aumentar seu lucro ao “comprar melhor”
Embora gerenciar um negócio envolva logística complexa, balanços detalhados e contabilidade minuciosa, o conceito de comprar melhor é surpreendentemente simples. Ao comprar produtos por um preço mais baixo do que o habitual, você diretamente aumenta suas margens de lucro sem precisar pensar em outros aspectos da sua operação. Ao comprar produtos por um preço reduzido, essa diferença de preço é adicionada ao seu lucro. Muitas vezes sabemos que descontos são sempre algo positivo, mas sem entender o verdadeiro impacto que podem ter em nossos ganhos. Por isso, vamos explorar um exemplo simples para ilustrar:
Imagine que você vende uma mortadela a R$ 8,29, e seu preço de custo é R$ 6,39. Neste caso, seu lucro por cada unidade vendida é de R$ 1,90.
Agora, suponha que você consegue um desconto na mesma mortadela: 30% de desconto. Isso reduz o preço de custo para apenas R$ 4,49. Ao vender o produto ao mesmo preço, R$ 8,29, utilizando o desconto seu lucro automaticamente sobe para R$ 3,80. Em outras palavras, nesse caso, com apenas 30% de desconto na compra do produto, seu lucro dobra!
A lição crucial aqui é que os ganhos não são proporcionais – e isso é ótimo! Descontos aparentemente moderados têm um impacto significativo nas margens de lucro. Na prática, isso significa que um desconto de 30%, um desconto bastante comum em algumas modalidades de compra, se transforma em um aumento muito maior do que apenas 30% em sua margem de lucro. Comprando por um bom preço, você assegura uma base sólida para seu preço de venda. Portanto, garantir bons descontos na aquisição de seus produtos é fundamental.
Entendemos que bons descontos se traduzem em grandes lucros, mas a questão é: como obter esses descontos?
Como o pequeno varejista pode conseguir bons descontos?
Tradicionalmente, os pequenos varejistas enfrentam desafios para negociar diretamente com a indústria. Grandes varejos e atacadistas já contam com descontos ao negociar diretamente com a indústria, seja devido à logística eficiente ou ao volume massivo de compra. Até recentemente, havia uma barreira para os pequenos e médios comerciantes conseguirem esse contato direto com a indústria.
Nesse cenário, plataformas inovadoras como a Souk surgiram para facilitar esse encontro. A Souk, por exemplo, atua como um espaço onde indústria e varejistas podem negociar diretamente. Contudo, para os pequenos varejistas que não têm a vantagem de descontos por volume de compras, como é possível garantir preços tão atrativos?
Uma abordagem comum é a indústria buscar escoar produtos com prazos de validade mais curtos, utilizando o conceito de FEFO. Para incentivar a compra desses produtos, frequentemente são oferecidos descontos progressivos, ou seja, quanto mais próximo do vencimento, maiores os descontos oferecidos.
Para grandes varejistas, produtos próximos do vencimento podem não ser economicamente viáveis. Devido à sua logística e planejamento de estoque para períodos mais extensos, essas empresas veem produtos com datas de validade curtas como desvantajoso. Já pequenos e médios estão acostumados a manter uma rotatividade mais rápida de produtos. Geralmente, pequenos comerciantes mantém estoques menores, pensando em 10 dias, uma semana ou até menos. De certa forma, “compram hoje para vender amanhã”. Portanto, um item com 10 dias de validade, por exemplo, não vai ficar parado nas prateleiras.
Uma plataforma como a Souk permite que a indústria oferte esses produtos já com desconto. Já o varejista, ao acessar o aplicativo, tem acesso direto a estas ofertas. É uma gama enorme de indústrias e produtos disponíveis, com descontos exclusivos.
Conclusão
A equação é simples: bons descontos resultam em grandes lucros. Não importa qual estratégia de vendas você use em seu negócio: investir em preços vantajosos durante as compras se traduz diretamente em margens de lucro. Portanto, para impulsionar seus ganhos, a busca pelos maiores descontos é fundamental.
Nesse cenário, a tecnologia pode ser a maior aliada do pequeno varejista nessa empreitada. Plataformas como a Souk trazem para pequenos comerciantes descontos anteriormente disponíveis apenas para grandes varejistas e atacadistas. E isso apenas utilizado o aplicativo, de uma forma direta e descomplicada. Portanto, se você procura lucrar mais, não deixe essa oportunidade passar batida.
Se você deseja saber como aumentar seu lucro, a fórmula para o sucesso no varejo está na sabedoria de comprar bem, aproveitando ao máximo as oportunidades que a tecnologia proporciona. Ao abraçar essa estratégia, os pequenos varejistas podem não apenas competir no mercado atual, mas também superar as expectativas, consolidando-se como protagonistas em um cenário cada vez mais digital e competitivo.