Um produto sazonal é um tipo de mercadoria mais vendida durante uma parte do ano em especial. Em alguns casos, são produtos que estão disponíveis ao longo do ano, mas se tornam mais procurados durante certos períodos. É o caso da canjica no mês de Junho ou o sorvete durante o verão. Outros, são produtos disponíveis apenas em determinadas partes do ano. É o caso dos ovos de páscoa e dos panetones. Ou seja, em determinadas épocas, o foco de produtos é diferente.
Identificar quais produtos serão mais desejados numa data futura pode significar também um grande aumento nos lucros. Mas do mesmo jeito que não se deixa para assar o peru na hora da ceia, é preciso se preparar para a demanda desses produtos. Por isso, vamos deixar algumas dicas de como se preparar para a venda desses produtos especiais
Identifique datas importantes e produtos relevantes
Ninguém conhece um negócio e as demandas dos clientes melhor do que o próprio varejista. O primeiro passo para ter sucesso com produtos sazonais é identificar o que um cliente espera de um comércio em determinada data.
Algumas opções são até óbvias, como uma mercearia investir em panetones e sorvetes no final de ano, ou em chocolates durante a páscoa. Com criatividade, é possível usar essas datas especiais como um atrativo para os mais diversos produtos.
O foco é oferecer ao cliente um produto que ele deseja, entender ao mesmo tempo as tendências dos consumidores e o que eles esperam daquele estabelecimento. Por exemplo, uma padaria pode oferecer doces verde e amarelo durante a copa do mundo, mas não vai preencher seu estoque com bolas de futebol. É preciso comprar estrategicamente.
Prepare-se com antecedência
Hoje em dia, é possível encontrar panetones à venda já em Setembro em alguns lugares. Se o comércio precisa se preparar com antecedência, a indústria está pronta para atender a essa necessidade. Por isso, não deixe para a última hora.
Planejar a compra de produtos sazonais com antecedência permite que o varejista não só planeje bem exatamente quais os melhores produtos para aquela época, como também consiga comprar melhor. Comprando com antecedência é possível pesquisar e comparar preços, conseguindo comprar por um valor menor, aumentando assim a margem de lucro.
Se planejar com antecedência também é importante para identificar possíveis problemas no caminho. Por definição, o interesse em um produto sazonal está diretamente ligado a quando esse produto será vendido. É preciso que tudo esteja preparado quando aquela época especial chegar.
Invista também em produtos complementares e substitutos
Produtos complementares são aqueles que ficam melhor juntos. Por exemplo, o pão e a manteiga. Produtos substitutos são aqueles que cumprem uma mesma função, como a manteiga e o requeijão. Uma forma de aumentar as vendas com produtos sazonais é investir nesses produtos. Ou seja, oferecer um leque de opções ainda maior para os seus clientes.
Essas opções não precisam necessariamente ser sazonais também. Por exemplo, ao vender peru no Natal, também é possível oferecer as formas de alumínio descartáveis, ou uma opção vegetariana para a ceia. Para aumentar a eficácia dessa estratégia, use uma técnica chamada execução cruzada. Isso significa colocar esses produtos próximos uns dos outros. Continuando com o exemplo do peru, com a execução cruzada, é importante posicionar as formas de alumínio perto desse produto, mesmo que eles estejam normalmente em seções diferentes.
Para essa estratégia funcionar, é importante que tanto os produtos complementares como substitutos sejam desejáveis para os clientes. Identifique produtos relevantes para cada ocasião, e então pense em produtos que possam torná-los ainda mais atraentes.
O produto sazonal merece destaque
De certa forma, um produto sazonal está ligado a um evento. Não necessariamente um desses produtos está ligado a uma data comemorativa. Produtos sazonais de inverno, por exemplo, incluem queijos, vinhos, chás e bebidas quentes como seus produtos de época. Ainda assim, a compra desses bens é um evento para o cliente.
Produtos de época são um atrativo a mais, e devem ser tratados como tal. Portanto, pense estrategicamente em como dar destaque a esses produtos. Afinal, o cliente precisa saber que eles estão disponíveis.
Uma boa opção é posicionar esses produtos em áreas de maior rotatividade e visibilidade do estabelecimento. Caso o varejo faça uso de propaganda, folhetins e encartes, os produtos sazonais devem estar em foco.
Prepare-se também para o fim da temporada
Planejando a compra dos produtos estrategicamente, não vão faltar produtos desejados nas prateleiras. No entanto, não é incomum que sobrem alguns produtos de época nas gôndolas ao final da temporada. Apesar da procura por esses produtos ser menor quando fora de época, isso não significa que devem ser descartados. Significa apenas uma mudança na estratégia de venda.
Esta é a mesma prática que acontece na indústria: produtos perto da data de vencimento ou de um nicho em que não há mais tanto interesse no momento são oferecidos de forma mais atraente. Com descontos, por exemplo. Outra opção são os kits de produtos. Desta forma, o produto continua atraente ao consumidor mesmo já estando fora de época.
Produtos sazonais podem ser uma ótima oportunidade para aumentar os lucros em uma determinada época. Basta se planejar bem, desde a compra até o final da temporada. Boas vendas!