O descarte de produtos com data crítica é uma questão conhecida na indústria. Agora, há um novo elemento a considerar: o impacto ambiental. Nesse contexto, muitas empresas adotam o conceito de ESG (ASG em português), um conceito relativamente recente.
No caso dos produtos com data crítica, a questão da agenda ESG fica ainda mais complexa. Afinal, muitas vezes a solução para esses produtos é o descarte ou a incineração. Isso levanta uma série de problemas, principalmente ambientais. O descarte precisa ser feito de forma correta para não impactar negativamente o meio ambiente, enquanto a incineração por si só já causa danos ambientais. É imperativo tentar diminuir o descarte de produtos ao máximo, mas como lidar com esta questão?
Vamos então entender o que é uma agenda ESG e discutir soluções para enfrentar esses novos desafios.
O conceito de ESG
ESG é uma sigla em inglês, que aponta e determina parâmetros para a solução de diversos obstáculos na cadeia de produção. A sigla aborda os seguintes critérios:
E – Ambiental (Environmental): Analisa questões relacionadas à proteção do meio ambiente, como o uso de energia, descarte de produtos com data crítica e de resíduos, emissões de gases poluentes e medidas contra as mudanças climáticas.
S – Social: Envolvem aspectos relacionados aos direitos dos colaboradores. Isso inclui segurança no trabalho, iniciativas de diversidade e interações com as comunidades impactadas pela empresa.
G – Governança (Governance): Refere-se à maneira como as empresas operam, suas práticas operacionais, políticas anticorrupção e outros fatores relacionados à governança.

A Agenda ESG representa o compromisso das empresas em aplicar os critérios de ESG, envolvendo objetivos e ações para lidar com questões ambientais, sociais e de governança. As empresas elaboram sua agenda ESG por meio de análises de impacto em cada área. Implementam, então, políticas para prevenir riscos, absorver impactos e revisar estratégias continuamente.
Existem diversas soluções para abordar os desafios trazidos pela agenda ESG.
Essa agenda influencia toda a atuação da empresa, desde sustentabilidade até relações com stakeholders, transparência no mercado, projetos sociais e políticas empresariais.
Produtos com data crítica e a questão ambiental

A importância da Agenda ESG reside em alinhar lideranças e colaboradores sobre os objetivos estratégicos, tornando o posicionamento da empresa mais consistente para o mercado e consumidores. Além disso, evidencia o comprometimento da empresa com a sustentabilidade, legislações e uso consciente de recursos. Isso a torna mais atraente para investidores preocupados com questões ambientais e sociais, aumentando sua visibilidade no mercado nacional e internacional. A implementação prática de ações de ESG também traz benefícios para a sociedade, promovendo uma atuação mais consciente e sustentável, como a conservação da biodiversidade, redução do desmatamento e afastar-se do descarte incorreto.
Diante da agenda ESG, enfrentar produtos próximos à data crítica impõe desafios pontuais. A incineração, normalmente adotada, não apenas acarreta prejuízos financeiros, mas também gera impactos ambientais negativos. Além disso, o descarte inadequado pode resultar em violações legais ambientais.
O ideal é evitar ao máximo o descarte de produtos.
Contudo, há alternativas para evitar desperdícios e danos ambientais, como a busca por escoar os produtos em vez de descartá-los. Como evitar a perda de itens com data crítica? Como encontrar mercado para produtos rejeitados por grandes varejistas? A resposta pode estar na adoção de tecnologias inovadoras.
Como a tecnologia pode ajudar na questão dos produtos com data crítica
Plataformas como a Souk estabelecem uma conexão direta entre a indústria e varejistas de todos os portes. Essa ligação simples e direta possibilita que muitos negócios, que normalmente não teriam acesso, agora possam comprar diretamente da indústria. Em outras palavras, essa conexão, facilitada pelo aplicativo, resolve o problema do descarte ao descentralizar a venda de produtos. Isso proporciona a um amplo leque de varejistas acesso ao estoque.
Pequenos e médios varejistas operam de maneira distinta das grandes redes. Sua logística é mais simples e leva em consideração prazos mais curtos. Portanto, produtos próximos ao final de sua validade, que dificilmente seriam aceitos por grandes varejistas, representam uma oportunidade para o pequeno comerciante.
A tecnologia pode transformar um problema da indústria em uma oportunidade para o varejista.
Outra vantagem é a modalidade de vendas. Enquanto grandes varejistas negociam grandes volumes, que podem ser difíceis de vender perto da data de validade, na Souk, é possível comprar volumes menores por preços competitivos. Subestimar o poder do pequeno varejista é um equívoco, pois são numerosos e podem acabar comprando todo o estoque aos poucos.
Ao criar uma conexão com tantos negócios, há também a oportunidade de adaptar os preços para cada situação. Na prática, isso significa oferecer descontos progressivos de acordo com a proximidade de cada produto de sua data de validade. Isso torna os produtos produtos de curva B e C ou até mesmo inovações ainda mais atrativos para pequenos e médios comerciantes.
Assim, a indústria resolve o problema dos produtos com data crítica e evita seu descarte. Ao mesmo tempo, os pequenos varejistas têm acesso a descontos e produtos valiosos para seus negócios, criando uma simbiose proveitosa para ambas as partes.
Conclusão
A preocupação com a perda de produtos com data crítica já era uma questão relevante na indústria e tornou-se ainda mais complexa com a introdução do conceito de ESG. Contudo, esse conceito veio para ficar, promovendo um sistema mais saudável a longo prazo para todos os envolvidos. Diante de novos desafios, novas soluções são necessárias.
O avanço da tecnologia teve um impacto extremamente positivo na indústria, abrangendo áreas como produção, gerenciamento de resíduos e logística. A própria tecnologia, portanto, pode oferecer uma solução viável para o problema dos produtos com datas críticas. Plataformas como a Souk apresentam uma resposta para essa questão, conectando esses produtos a compradores que antes não tinham essa facilidade de acesso. Quando um produto encontra um comprador, não há necessidade de descartá-lo.