Varejo e oportunidades em 2024

Ano novo, vida nova – e novas oportunidades em 2024. Com a chegada do ano novo surgem diversas oportunidades e desafios para o pequeno varejista. É um momento importante para planejar e ser estratégico, evitando dificuldades e aproveitando as chances de crescimento. Entender as projeções econômicas é algo necessário, pois se a economia cresce, isso significa que os clientes também têm mais poder de compra.

Desafios e oportunidades do começo de ano

O final do ano traz agitação e lucros ao varejista, em boa parte por conta das compras festivas e produtos sazonais. Já o início do ano apresenta desafios que acontecem especialmente nessa época. Muitos consumidores, após as festividades, tendem a adotar uma postura mais conservadora em relação aos gastos. Uma grande preocupação dos brasileiros nessa época é o impacto financeiro dos impostos e taxas que chegam com a virada do ano. Resumindo, entre os gastos com as festas em Dezembro e a chegada do IPTU, IPVA, licenciamento do carro e tantos outros impostos, muitas pessoas acabam por tentar economizar. Isso pode fazer com que as vendas “esfriem”.

No entanto, o início do ano também abre espaço para oportunidades em 2024. A compra de material escolar, por exemplo, representa uma dessas oportunidades, marcando uma obrigação para muitas famílias que precisam preparar seus filhos para o retorno às aulas. No entanto, os itens essenciais, como alimentos, continuam indispensáveis para o consumidor. 

O início do ano traz muitos desafios, mas também oferece oportunidades!

Ficar atendo as oportunidades que surgem durante os desafios do começo do ano, são a chave para ter sucesso.

O varejista inteligente pode aproveitar esse momento, oferecendo promoções e pacotes interessantes para atrair clientes. Além disso, o aumento do consumo de alimentos durante as férias, quando as pessoas passam mais tempo em casa, cria uma demanda ainda maior por alimentos e produtos relacionados. 

É muito importante perceber que as oportunidades não acontecem apenas no primeiro mês do ano: elas se estendem ao longo do calendário. Para aproveitar essas vantagens, é útil analisar as projeções econômicas para 2024, e entender as tendências que moldam o cenário comercial nos meses seguintes. 

Projeções econômicas para 2024

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico é um grupo internacional com dezenas de países, que busca estimular o progresso econômico global. A OCDE prevê um crescimento de 1,8% no PIB do Brasil em 2024, o que afeta diretamente os comerciantes. Devemos sempre lembrar da força dos pequenos, especialmente visto que as pequenas e microempresas são responsáveis por 30% do PIB nacional.

O aumento no PIB indica crescimento econômico, o que significa mais poder de compra para os brasileiros. Vale ressaltar que esse indicador vale para todos os setores nacionais, e diferentes setores crescem de maneiras diferentes. Alguns setores naturalmente crescem mais que outros.

O crescimento econômico em 2024 está a favor do pequeno e do médio varejo!

Os pequenos e médios varejistas, por exemplo, não dependem tanto de grandes empréstimos, Por isso, têm potencial para um crescimento ainda maior. Levando isso em consideração,2024 promete ser um ano vantajoso para o comércio.

Essas ideias não são apenas teoria: já estão em prática. O crescimento esperado em 2024 é, em partes, resultado de uma tendência iniciada no terceiro trimestre de 2023 e que se mantém forte até hoje. Em resumo, 2023 foi promissor para os negócios, e 2024 se desenha ainda mais favorável para o comércio.

Como aproveitar as oportunidades de 2024

O ano de 2024 promete oportunidades significativas, tanto nos primeiros meses quanto ao longo do ano. Inicialmente, é comum que uma parcela do estoque permaneça após o período festivo. Nesse contexto, uma estratégia eficaz é realizar queimas de estoque ou promoções envolvendo produtos sazonais em conjunto com itens convencionais. Em sintonia com o espírito do ano novo, é hora de dar adeus ao estoque anterior e receber novidades.

Uma abordagem vantajosa para os primeiros meses, estendendo-se ao decorrer do ano, é a diversificação do portfólio de produtos. Isso não implica necessariamente em abandonar uma proposta já estabelecida; às vezes, a introdução de uma nova marca ou produto complementar para um item popular é suficiente para satisfazer os clientes com novidades atraentes.

Diversificar os produtos e comprar bem são ótimas apostas para crescer em 2024!

Aproveitando o clima de crescimento e mudanças, é recomendável investir em compras estratégicas. Ferramentas como a Souk oferecem não apenas preços mais competitivos, mas também acesso a uma ampla variedade de produtos. Este período propício é ideal para investir em inovações que podem render lucros ao longo de todo o ano.

2024 traz boas notícias para o comércio local. A expectativa é de crescimento para o país e, especialmente, para os pequenos negócios. Mesmo diante dos desafios iniciais, é um momento excelente para os pequenos comércios planejarem, inovarem e prosperarem.

Artigos Relacionados