Uma ruptura no varejo acontece quando um produto não está disponível nas gôndolas no momento em que um cliente procura por ele. Ou seja, é chamada de ruptura porque a disponibilidade daquele produto no estoque ou nas prateleiras “se rompe”. Rupturas podem acontecer por diversos motivos, alguns fora do controle do lojista e outros que podem ser evitados com planejamento e atenção.
Rupturas no varejo devem ser evitadas, pois causam diversos problemas ao varejista. O impacto mais direto é sobre o lucro em si: se o produto não está disponível, é uma compra perdida. No entanto, há uma confiança entre varejista e cliente. Se o cliente várias vezes espera comprar um produto normalmente disponível e não o encontra, a experiência do cliente será negativa.
Apesar de ser algo comum, é possível entender as causas dessas rupturas e usar estratégias para evitá-las quando possível. E essa dica é bastante importante pois você minimiza possíveis perdas e garante uma melhor experiência para seus clientes.
Entendendo a ruptura no varejo
Existem dois tipos principais de rupturas. No primeiro caso, o produto existe no estoque, mas por algum motivo não se encontra na gôndola. Já no segundo caso, o produto simplesmente não se encontra em estoque.
Na maior parte dos casos, um problema de organização ou planejamento faz com que o produto não seja reposto como deveria. Isso acontece, por exemplo, quando há uma procura maior por um produto do que o comerciante esperava. Há também a chamada “ruptura fantasma”, que significa apenas que o produto está em estoque e exposto, mas o cliente por algum motivo não consegue chegar até ele. Essa costuma ser uma simples questão de posicionamento.
Já no segundo caso, o problema costuma estar nas compras em si. Em alguns casos, houve algum problema logístico ao fazer o pedido. O varejista pode, por exemplo, não ter se planejado corretamente e não ter efetuado uma compra necessária. Em outros casos, a perturbação logística está em terceiros. Isso costuma acontecer quando a própria indústria tem seus próprios contratempos, e a produção é afetada. Outra situação possível são obstáculos nos centros de distribuição, como é o caso de greves.
Entendendo as causas das rupturas no varejo, podemos identificar que alguns obstáculos podem ser evitados, outros dependem de terceiros. Portanto, vamos focar nos possíveis problemas que o lojista pode ativamente combater.
Como evitar rupturas
Muitas vezes, rupturas podem ser evitadas com planejamento e organização. Um ponto importante é sempre controlar rigorosamente o estoque. Não importa o tamanho do varejo, saber exatamente o que está no estoque evita surpresas desagradáveis e produtos faltando nas gôndolas. Uma dica é não só manter esse controle no estoque diariamente e realizar inventários, como também conferir os produtos periodicamente para ver se os números dos produtos vendidos e em estoque batem com os registros. É o famoso balanço.
Outra dica é conhecer bem o consumidor. Sabendo quais os produtos preferidos de seus clientes, o varejista pode não só garantir o estoque destes, mas também observar tendências de mercado. Ou seja, quando um produto similar ou que seria de interesse para esses clientes surge, o varejista já pode se preparar para essa nova demanda. Um exemplo comum desse tipo de demanda são os produtos sazonais. De uma forma mais ampla, também vale a pena identificar os produtos de alto giro, ou seja, os produtos mais procurados e vendidos. Esses produtos merecem atenção especial, para que não faltem.
No caso dos problemas na compra dos produtos, vale a pena manter um bom relacionamento com fornecedores e com a própria indústria. Essa boa relação garante maior tranquilidade nas compras e informações sobre eventuais contratempos na fabricação e distribuição. Outra alternativa para comprar bem é usar a tecnologia. Por meio de aplicativos como a Souk, o varejista tem contato direto com a indústria. Dessa forma, tem acesso a uma grande variedade de produtos de forma rápida e prática. E essa variedade e praticidade é algo que melhora o portfólio de produtos, e atrai mais clientes.
Conclusão
A ruptura no varejo traz uma série de consequências negativas: uma venda perdida pode afetar tanto o lucro diretamente como a relação com os clientes. Em algumas ocasiões, a ruptura depende de terceiros, algo que não podemos controlar. Porém, com inteligência e planejamento, é possível diminuir a ocorrência dessas rupturas. Portanto, é importante se organizar, comprar estrategicamente, controlar o estoque e usar a tecnologia como aliada para manter o bom funcionamento de seu negócio.